Considerações Pós testes Iniciais

20/11/2013 23:16

É, mecânica é uma coisa muito precisa...
Neste momento do projeto eu já fiz testes de corte com minha máquina e posso fazer algumas considerações aqui.

O propósito desta máquina é me atender com minhas peças em meus outros projetos, com o intuito de criar um protótipo muito barato eu acabei montando uma máquina com sucatas de impressoras matriciais e materiais comuns e baratos encontrados em qualquer loja de ferragens, portanto, o resultado já era esperado...
Folgas, férias, e desalinhamentos são "mato" no meu sistema, agora, com conhecimento mais apurado com a realidade, iniciei a desmontagem da máquina e iniciei uma atualização com correção. Atualização porque estou adicionando 150mm no tamanho da área útil da máquina no eixo Y e a tração que antes era por barra roscada M10 em aço inox com passo de 1.5mm, troquei por correia sincronizadora GT2 de 20 dentes por polegadas(as mesmas usadas em impressoras 3D e matriciais). As folgas estão sob as guias telescópicas, que no momento irei manter, mas irei instalar guias lineares nos eixos, irei substituindo uma pela outra e eliminado as guias telescópicas com o tempo, já fiz isso este fim de semana com o eixo Z, eliminei a telescópica que estava instalada nele e instalei guias lineares e buchas de impressora matricial Emilia.

A barra roscada era muito limitada em velocidade, adicionava muita folga e balanço ao sistema, sem contar que limitava e muito o aproveitamento de torque de meus motores que já são um pouco fracos, 6kg. Com a barra roscada eu conseguia movimentação do eixo sem travar o motor de no máximo 400mm/min, após a troca pela correia o eixo Z admitiu 10000mm/min, mas isso sem carga, ainda preciso iniciar os testes finais com a correia, meu único medo de usar tracionamento por correia será o torque e a resolução final de trabalho, pois não estou usando redução, a correia está ligada diretamente na polia do motor... só com testes saberei a real deste sistema.
Hoje chegaram 4 metros de correia GT2 aberta e 2 polias de motor, com elas irei montar a tração dos eixos X e Y, mas antes terei de mandar as polias para um torneiro abrir o furo para o motor, que no meu caso é um NEMA23 com eixo de 6mm enquanto as polias que comprei são para motores NEMA17 com eixo de 5mm.

Irei também instalar fins de curso aos 3 eixos, para que a máquina saiba onde são seus pontos limite, o que irá evitar que ela esbarre acidentalmente no final de cada curso dos eixos. Em breve mais atualizações.