Router CNC

09/06/2013 11:58

Estive pensando uns dias quanto aos custos com corte a Laser que terei de arcar em algumas peças que terei de fazer para o R2, muita coisa posso fazer manualmente, mas existem peças que a qualidade e precisão tem de ser levada à sério.

Ai entra a idéia da Fresa CNC, a algum tempo pensei em fazer esta máquina, e hoje vejo que chegou a hora, pois posso fazer  praticamente todas as peças de madeira do R2 incluindo corte e detalhes em plásticos, acrílicos e resina com esta ferramenta, portanto inicio aqui o projeto do protótipo de minha primeira CNC, quando pronta poderei investir em uma máquina com maior acuracidade, portanto por se tratar de um protótipo a idéia é usar materiais alternativos visando eficiencia e baixo custo, como não irei usinar metais espero obter sucesso.

Caso ainda não conheça o que é uma fresa CNC, ou como é chamada lá fora, Router CNC, você pode ver a definição da máquina no menu ao lado ou Clicando AQUI, segue projeto...

Ok, Agora já sabemos o que é uma Fresadora CNC

Agora vamos aos passos de construção que terei de adotar:

Terei de investir em:

  1. Placa Eletrônica de controle de motores de Passos
  2. Fonte Elétrica para fornecimento de energia
  3. Motores de passos
  4. Estrutura da mesa(máquina)
  5. Demais ferragens, eixos, rolamentos e fusos sem fim.
  6. Fresa

Eletrônica e Drivers

Já comecei comprando a Placa de controle dos motores da CNC, adquiri a placa Controladora 3 Eixos Tb6560, que é uma solução muito boa e barata para um CNC caseiro, até mesmo para o nível semi-profissional, pois ela já incorpora drivers baseados no CI TB6560 da Toshiba onde foi projetada para controlar 3 eixos da máquina (X,Y, Z), Possui a comunicação com PC, Pode ser acionada por comando manual e tem controle de acionamento da ferramenta Fresadora por meio de Relés externos.

Cnc Placa Controladora 3 Eixos Tb6560 Pronta Entrega

O Conjunto Eletrônico

A eletrônica da máquina se resume na foto abaixo, os motores de passos irei retirar de impressoras matriciais Emilia/Rima XT, que são motores de passos NEMA23 com 6Kg/f a 10Kg/f.

Fonte chaveada de 24v 15A.

O Motor da Fresa será uma Dremell Trio que comprei para trabalhar as peças do R2, agora mais do que nunca.

Atualizações

Abaixo seguem as atualizações do projeto em ordem cronológica, da mais nova para a mais velha.

 

Iniciada a Construção da CNC Oficial - Codinome - Router

 

Neste dezembro/2013, iniciei a construção da minha router cnc oficial, com o protótipo eu já tinha aprendido muita coisa, espero poder colocar em prática nesta máquina e conseguir resultados muito especiais com ela.

Esta máquina está sendo construída na minha serralheria em dias de finais de semana e folga, construí o quadro em perfil PUS de 3", o pórtico foi feito com metalom 70x30mm #18, as guias dos carros montei com tubos de 1/¹/4" #14 que irei trocar posteriormente por barras de aço trefilado de 1/¹/4" em aço 1045, como não tinha as barras em mãos iniciei a montagem usando os tubos.

Os carros dde movimentação(Patins) fiz com rolamentos 608ZZ, são rolamentos usados em SK8, baratos e de boa qualidade.

A tração será feita por cabo de aço e para manter uma boa resolução irei usar uma redução de 4/1 nos eixos de tração do cabo, em breve irei postar detalhes de cada passo de acordo com os acontecimentos.

O motores irei manter os meus NEMA23 de 6,3Kg retirados de impressora Emilia antiga, mas já estudo a troca deles por motores de 9,9kg.

A Eletrônica de comando ela herdou da cnc protótipo, a TB6560.

Abaixo seguem as fotos da contrução do quadro e do pórtico.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!