Definição de Router

Vamos descrever a Máquina:

O QUE É UMA FRESADORA CNC

 

Uma fresadora é uma máquina equipada com fresas ( ferramentas de corte parecidas com brocas de furadeiras) que através do movimento rotativo dessas e de seu deslocamento em um determinado plano é utilizada para cortar, desbastar, entalhar ou perfurar diversos tipos de materiais.

No inicio essas máquinas eram quase que exclusivamente mecânicas e comandadas por um operador que deveria determinar através de volantes e manípulos os movimentos que a fresa iria efetuar.

Com o advento da informática e a criação dos motores de passo (motores elétricos aonde é possível controlar a rotação, o sentido de rotação, a quantidade de giro em graus do eixo do motor, etc.)  e a consequente automatização de diversos equipamentos surgiram as máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado) equipamentos que são dirigidos por um contrôle que se utiliza de numeros em forma de coordenadas ( normalmente nos eixos x, y e z ) e gerenciados por um computador.

A sequência normal de trabalho com esses equipamentos é a geração de um modelo em computador que a seguir é trasformado através de um aplicativo em coordenadas que chamamos de código G e com este é possível através de um programa em computador ligado a fresadora, fazer com que este computador mova a fresa, que está em rotação, através do material que queremos trabalhar, desbastando, cortando, etc., seguindo as coordenadas que o computador lhe enviar.

Atualmente com a disseminação e fabricação em larga escala dos diversos componentes que compõe estes equipamentos, tornou-se muito acessível a sua fabricação.

As fresas mais utilizadas nesses equipamentos são aquelas de corte lateral geralmente com duas entradas:

Segue video de uma Router CNC caseira de um outro colega DIY...


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!