Suprimento de Energia

 

Um dos principais problemas para este projeto é o suprimento de energia elétrica, como fator de mobilidade eu irei trabalhar com baterias, estas baterias tem de aguentar a carga solicitada por todo o sistema e subsistemas do robô, a autonomia de funcionamento(tempo de bateria) depende exatamente da carga solicitada e da capacidade de fornecer carga no tempo.

Quando estiver com todo o sistema elétrico online estarei calculando a carga real para poder montar a quantidade de baterias necessária para garantir a autonomia que preciso. Para poder gerenciar a carga e descarga do sistema de baterias e gerar um barramento AC de 110v(para poder alimentar um projetor multimídia que irei colocar no R2) pensei em utilizar um nobreak, pois ele carrega as baterias, alimenta os circuitos, gerencia a carga e ainda me fornece barramento de 110v AC, agora foi calcular a carga ideal do meu R2:

Consumo dos componentes internos com base no que informa cada equipamento, ou seja, potencia Ideal:

Projetor: Média de 200W

Motores: Média de 50W

Iluminação: Média de 5W (pois será tudo LED).

Sistema de Som: Média de 5W

Sistema de rádio: Média de 1W

Consumo Total Ideal: 261W

 

Então vou usar o esquema de conversão abaixo:

  • 1º Passo: Multiplicar o valor de consumo em W por 1.52 para obter o mesmo valor em VA;
    Exemplo:
    Potência equipamento A = 200 x 1.52 = 304 VA;
    Potência equipamento B = 100 x 1.52 = 152 VA;
  • 2º Passo: Repetir o 1º passo para cada um dos equipamentos:
    Exemplo:
    Potência equipamento A = 200 x 1.52 = 304 VA;
    Potência equipamento B = 100 x 1.52 = 152 VA;
  • 3º Passo: Somar as potências em "VA" encontradas, para obter a potência total;
    Exemplo:
    Potência Total = Equipamento A + B = 304 + 152 = 456 VA;
  • 4º Passo: Adquirir um nobrea k que forneça potência superior à total do 3º passo. Colocar uma margem de segurança de, no mínimo 30%, isto é, adquirir um nobreak, cuja potência seja no mínimo 30% superior à soma das potências dos equipamentos que neles serão conectados.
    Exemplo:
    Multiplique o valor encontrado para adicionar 30% de segurança na potência do nobreak a ser adquirido.
    Potência total com margem de segurança = 456VA x 1.3 = 592VA. Adquira, por exemplo, um nobreak de 650 VA, ou seja, 0,65 KVA.
    Obs: A letra "K" representa o valor 1000, assim 1 KVA equivale a 1000 VA.

Voltando ao meu caso, consumo total estimado de 261W.

261 x 1.52 = 397VA

Com 30% de segurança: 397VA + 30% = 516VA

Portando um nobreak de 600VA seria perfeito para atender todo o circuito do R2.

De posse destes dados eu fui à caça e encontrei um Nobreak de 700VA já multiprocessado e com um display de LCD com valiosas informações, como voltagem real, estado da carga das baterias, potência consumida em tempo real e etc, este display eu irei instalar no lado externo do R2, por ele eu posso acompanhar os dados de consumo do sistema.

Segue abaixo as fotos dele, com detalhe para o display que posteriormente irei destacar e adaptar do lado de fora do corpo do R2, o calculo de bateria x tempo de utilização eu irei fazer depois, para poder determinar a quantidade e o tipo de bateria que irei usar neste sistema.

 

 

Este display parece que foi feito sob encomenda para mim, a medição de carga de bateria e consumo atual são perfeitas e muito úteis para que eu possa estar acompanhando o R2 em funcionamento, venho informar à quem ainda não conseguiu ver o que irei fazer com este nobreak no Droid, eu irei desmotarlo e incorporar sua eletrônica ao circuito de gerenciamento de carga de baterias, deixando o display de fora, em um lugar visível e bem escolhido para que eu possa estar acompanhando em tempo real as condições do sistema de abastecimento elétrico.

 

Todos os Posts relacionados à energia e baterias será feito nesta página, até a próxima atualização.

Galeria de fotos: Suprimento de Energia


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!