Driver Sabertooth

Hoje, 04/03/2013, comprei a placa driver responsável por controlar os motores de locomoção do R2, esta placa é o modelo Sabertooth 2x12 R/C, ela controla até 2 motores de 12A contínuos e com suporte de até 25A de pico por canal, com controle de frente e reversão, aceita mixagens dos dois canais e trabalha em regime de reversão para girar o robô em seu prórprio eixo, assim como fazem os tamques de guerra.

Inicialmente iria utilizar 2 motores de vidro elétrico de carro, mas devido ao peso aproximado do R2 e às funcionalidades que quero disponibilizar no Droid fui obrigado a re-pensar na motorização, agora tenho a convicção de que a melhor escolha é o motor de limpador de parabrisas, pois tem muita força, velocidade relativamente compatível ao projeto e consumo não muio exagerado, mas para estes dois pequenos "cavalinhos" irei precisar de um driver de controle mais potente e sofisticado, e é exatamente neste ponto que entra a SaberTooth 2x12 que comprei.

Segue abaixo os detalhes da placa.

 

Sabertooth 2X12 R/C

 


A Sabertooth 2X12 R/C é um controlador de dois motores especialmente otimizado para o uso com rádios controle e seus receptores. Esta placa é indicada para robôs de tamanho médio (beetleweight, hobbyweight e alguns featherweight dependendo dos motores), carros de controle remoto e barcos. Esta placa é similar a Scorpion XL.

Esta placa consegue controlar dois motores DC com escova, cada um a até 12A contínuos. A corrente de pico é de 25A e ela pode agir durante poucos segundos. Esta placa possui proteção de sobrecorrente e térmica, o que significa que você não precisará se preocupar em queimar esta placa devido a acidentais stalls ou ligando a placa em um motor que precisa de maior corrente.

Esta versão R/C vai com a opção de controle exponencial, auto-calibração e mixer na placa. O modo de operação é setado através dos DIP switches presentas na placa (portanto não existem jumpers para serem perdidos).

A Sabertooth é o primeiro driver para motores com sistema síncrono regenerativo. Isto significa que, quando você diminui a velocidade de seu robô ou anda com ele no modo reverso, as baterias são recarregadas automaticamente. Esta placa também permite que seu robô pare instantaneamente ou ande para trás, em modo reverso, em uma transição extremamente rápida!

Esta placa possui BEC de 5V, o que significa que ela pode alimentar um microcontrolador ou o próprio receptor de rádio controle pelos cabos de sinal. O modo cutoff de lítio permite que a Sabertooth opere de modo seguro com baterias de Lítio-Ion e Lítio-Polímero (LiPo).

Os transistores desta placa chaveiam em velocidade ultrasonica (32kHz) para operar em silêncio.

NÃO aconselhável para usar junto à placas Arduino, por exemplo. Para isto procure pela versão "Sabertooth 2X12 PWM", que inclusive possui biblioteca própria para Arduino. A placa Sabertooth 2X12 R/C é direcionada para o uso com rádio controle.

Especificações:

 

 

  • Tensão: até 24V
  • Corrente: 12A contínuos por canal (25A de pico)
  • Sistema síncrono regenerativo permite o recarregamento da bateria
  • Método de controle: rádio controle (PPM)
  • Opera em frequências ultrassônicas
  • Modo de proteção de Lítio
  • Proteção sobrecorrente e térmica
  • Dimensões: 60x47x16mm

 

Metodo de Ligação:

http://www.dimensionengineering.com/datasheets/Sabertooth-2X10-RC-diagram.jpg

 

Abaixo segue um video de teste da Sabertooth em um robô, uma imagem vale mais que mil palavras!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!