Réplica R2D2

Estou Começando este mês(09-2012) o meu mais novo projeto, na realidade se trata de um sonho antigo, a muitos anos estou querendo criar um robô Droid, controlado por RC, e decidi fazer isso com uma rélica do R2D2 do filme StarWars, entrei em contato com um grupo Dos EUA que ajudam e fornecem informações de construção deste grande amigo do C3PO, agradeço aqui ao Erick Pascoalato, o primeiro Brasileiro a construir e possuir uma réplica de R2D2 oficial no Brasil, agradeço à ele por me fornecer informações iniciais(mas muito valiosas) e por me mostrar o caminho das pedras para ser aceito pelo grupo Astromech.net.

 

Ao longo de minha jornada estarei postando as atualizações de meu robô, este projeto estou estimando 2 anos para total conclusão, quero fabricar pessoalmente todas as peças e partes utilizadas nele, para isso estou estudando desenhos, aprendendo novas habilidades e métodos de construção. este projeto é de extrema complexidade, nunca tinha encarado algo deste porte, sempre tive esta idéia, mas nunca até o momento havia feito, hoje, dou início à ele. Este Robô será um híbrido de tecnologias e materiais, vou usar em sua construção materiais bem distintos como madeira, aço carbono, aço inox, alumínio, PVC, plásticos e derivados, a eletrônica será outra salada, pois terá telecomando por rádio e também será dotado de uma AI que automatizará algumas funções dele, na realidade a idéia será de que ele irá reagir a estímulos do mundo externo através de sinais recebido de sensores e irá ter reação de acordo com os mesmos... É muita coisa, vamos ao projeto, ele fala por sí...  Para ficar mais legível eu procuro manter a linha de construção em ordem cronológica, mas de tempos em tempo eu estou movendo as atualizações para suas devidas categorias no menu azul claro à esquerda... 

 

Editado

10/08/2014

Hoje, tenho a honra, tenho o prazer, tenho... sei lá mais o que... tenho a gratidão de agradecer à Deus e à minha esposa, pela ajuda, pelo entendimento, por ter me esperado tantas vezes e eu simplesmente estar no laboratório trabalhando, por ter acreditado em mim, por mais que minha falta estivesse em seu coração ela sabia que eu estava no laboratório trabalhando em algo que eu tanto queria e pelo que tanto lutei, e é por isso que digo aqui agora, hoje terminei o R2D2, com meta para finalizar em Novembro de 2014(2 anos) finalizo um pouco antes da data prevista, as próximas atualizações serão de implementos, coisas que pensei ao longo do projeto, que não estão no escopo inicial, finalizo aqui o projeto R2D2, carimbado com carimbo de ouro. Ontem no evento de estreia dele(UaiDrops de Ipatinga 2014) não pude conter a emoção ao ver tanta gente feliz ao chegar perto dele, vi gente chorar de alegria, pessoas vieram até a mim agradecer por ter dado a elas esta emoção de estar ao lado do R2, de ter a chance de tirar uma foto com ele, e foram muitas fotos tiradas, muitos links no facebook do povo.... Obrigado a todos, e em especial para Deus e para minha esposa Andréia, obrigado eu te Amo. Segue Video do fechamento do projeto.

Evento Oficial para o R2D2

Atualizações do Projeto

DIÁRIO J.E.D.I

Aqui em baixo segue o diário de contrução do R2, na ordem cronológica dos acontecimentos, da mais nova para a mais antiga.

De acordo com as novas postagens estarei movendo as antigas para a categoria à que pertence, podendo ser visualizado no menu à esquerda.

UaiDrops - Ipatinga 2014

09/08/2014

Chave de ouro para o projeto, hoje a primeiro evento do R2, na festa do UaiDrops ele fez acontecer a magia que muita gente nâo esperava, muito bo o evento, o R2 se portou muito ben durante as quase 3 horas de trabalho em que foi submetido. 

Capa dos Pés (FootShel) e Painel Elétrico

20.07.2014

Fabricados e instalados, as capas dos pés e o painel elétrico. Capa dos pés feita em aço carbono de 1.2mm. O painel elétrico eu montei utlizando uma caixa de fusíveis de carro, que acabei adaptando e ficou muito bom, detalhe para os fusíveis que consegui na medida certa da aplicação, agora tenho um par de fusíveis para cada dispositivo instalado, sendo um para utilização e outro ao lado para backup.

DataPort Instalado

14.07.2014

Finalmente depois de 1 ano guardados montei os componentes do Dataport, este painel foi criado para poder medir em forma de luzes o processamento da central do R2, é perfumaria, mas é muito bonito. Eu peguei um layout na net e fiz as devidas modificações, montei e instalei no dróid, segue video:

 

Pintura Intermediária das Pernas

14/06/2014

Depois de muito lixar, aplicar massa de madeira, aplicar massa plástica, lixar, pintar, lixar de novo, aplicar massa plástica outra vez, decidi parar de me preocupar com pequenos detalhes que ninguém irá perceber, mas que eu percebo, e pintei as pernas neste fim de semana, já na cor final, agora dependo de montar os acessórios e corrigir pequenas falhas. Eu acho que ficou muito melhor do que eu esperava, pedi sugestão de meu pai e ele me não percebeu detalhes, vai ficar assim, caso contrário eu não consigo avançar no projeto.

 

Instalação do Circuito de Carga e Monitoramento.

26/05/2014

Se Você leu meus post desde o início, você sabe que comprei lá atrás um no-break para usar como circuito de carga e monitoramento, a idéia que surgiu no início do projeto se tornou realidade esta semana. Eu queria construir este circuito, mas achei mais em conta comprar o no-break pois ele tem um display que caia como luva no projeto. Desmontei e retirei os circuitos, instalei o display de monitoramento na porta devida do corpo do R2 e as placas em seu interior. Ainda irei construir uma placa adicional para poder usar todo o potencial que espero deste circuito, pois ele sozinho é apenas um carregador de baterias, o restante ficará à cargo da eletrônica que estou montando.

Circuito de Carga

25/05/2014

Fiquei alguns meses sem atualizar o site, e não foi por falta de trabalho, pelo contrário, nos últimos 3 meses eu dei um gás total ao R2, e devido ao grande volume de trabalho eu decidi esperar e juntar o máximo de material para poder fazer um post aqui mais completo.

Como praticamente tudo já está disponível para a montagem, aguardava apenas umas placas do arduino que estavam chegando da china, elas chegaram semana passada, com isso tenho praticamente 99,9% do meu Robô disponível no meu laboratório(em peças), montagem acelerada agora... Um grande amigo, Erick Pascoalato, me pediu para fazer para ele um circuito de carga de baterias que ficasse internamente no corpo do seu r2, de posse do software Eagle desenhei o circuito de carga com adição do circuito anti descarregamento mútuo das baterias(que estão em circuito paralelo), após a criação do esquema, desenhei a placa com o roteamento do Eagle e preparei a placa para corrosão, por último iniciei a montagem dos componentes e a placa está em testes de bancada no momento. Eu estou fabricando praticamente todas as placas de controle eletrônico do meu R2, principalmente as placas de circuito de energia, distribuição, controle de carga, iluminação secundária e acionamento automático de dispositivos internos. Seguem fotos dos processos da placa de carga do Erick, depois posto dos demais circuitos.

 

Porta de serviço

24/05/2014

A porta de serviço é um item que julgo indispensável no R2, pois será através dela que eu vou ter acesso aos sistemas eletrônicos do dróid para futuras manutenções, mas também será parte da "perfumaria", eu bolo algo muito bacana para esta parte do robô.

Posso dizer que tive muitos problemas nesta parte, pois não sou carpinteiro e tive de desmanchar várias vezes e refazer, até chegar no modelo atual que é +/- o que eu tinha em mente, agora estou estudando a parte da automação da mesma para depois iniciar o acabamento final.

Seguem fotos.

 

Sistema de Elevação

17/05/2014

Finalmente, um sistema descente, juntei alguns itens e peças que eu tinha que sobraram do meu projeto da CNC e criei um atuador linear para poder trabalhar fazendo o movimento de elevação do R2, Basicamente usei, um motor de vidro elétrico Mabuchi, uma barra roscada de 3/4", porcas, braço de alumínio de portão pivotante. O sistema consiste em usar a força motriz do motor com sua enorme redução e combinar com a vantagem mecânica que a rosca possui, com isso a porca que fica travada ao braço "anda" para cima ou para baixo dependendo do sentido de rotação do motor, este "andar" gera um movimento que gira o eixo das pernas, e como a redução é grande o bastante e a porca está perpendicular ao movimento do eixo as pernas ficam travadas quando o motor está desligado conservando a inclinação existente.

Acabamento das pernas, Skirt e itens de Resina

18/04/2014

Hoje é meu aniversário, e é feriado, estou trabalhando no meu projeto e pretendo passar os próximos 3 dias nele.

No feriado da semana santa eu realmente trabalhei, foi muito proveitoso o tempo que passei com o R2, agradeço aqui à minha esposa por não me matar por isso... :).

Eu lixei e dei acabamento com primer PU nas principais peças de resina que irão fazer parte do corpo, na skirt e nas pernas, esta semana que se inicia estarei começando a montagem final da estrutura principal.

 

Acabamento das Pernas iniciado

23/03/2014

Hoje eu desmontei todo o sistemas de pernas para dar início ao processo de acabamento das mesmas, durante o fim de semana eu definitivamente montei a perna central e defini os limites físicos do movimento de inclinação das pernas laterais, com isso eu evito que o sistema ultrapasse o ponto de início e de término da movimento mecânicamente, evitando que o corpo do R2 saia do ponto de equilíbrio definido na pré-montagem. Logo depois eu comecei a desmontar todos os itens que compõe as perna e dei início ào processo de lixa e aplicação da primeira camada de massa para nivelamento da madeira. Também troquei o motor do movimento do eixo das pernas que é responsável pela inclinação do dróid, eu estava achando a redução muito fraca e insegura pela força execida no eixo com o peso das pernas, por isso que é bom agente realizar uma pré-montagem mecânica, acabei trocando o antigo motor por um de limpador de parabrisas bosch, soldei um pinhão na porca do seu eixo e instalei no sistema, ficou bem mais forte e firme, mas só saberei se vai mesmo funcionar da forma que pretendo quanto testar o movimento com o peso do corpo e com o motor energizado.

Pré-Montagem do Copo

18/03/2014

Hoje eu juntei as partes do corpo, todas as partes mecânicas, pernas, frame, domo, foot driver, e fiz a montagem dos mesmos para poder ter uma noção concreta de como está ficando o negócio.... kkk

Muito feliz com o resultado e com alguns contratempos localizados, iniciei o serviço de acerto dos problemas para depois poder dar continuidade ao processo de acabamento da parte mecânica. Um dos itens que terei de rever será a redução e motor de inclinação das pernas, que ficou ruim e muito leve para o sistema, outro ponto será limitar fisicamente a posição inicial e final da inclinação das pernas.

Articulação dos pés

16/03/2014

Hoje eu fiz a primeira pré-montagem do R2, eu peguei as partes que ao londo do projeto fui trabalhando em separo e montei tudo, qual o interesse disso? ... Encontrar problemas, encontrar desvios e ver como está ficando o produto de tanto trabalho, e não deu outra,e tive a visão do meu dróid, que tesão, e descobri o que "eu já desconfiava", bucha não serve para segurar os pés com tanto peso por cima, então hoje eu instalei rolamentos 608zz que comprei na china para minha CNC, mas eu sabia que iria usar no R2 então comprei 20 unidades à mais.  Peguei 2 amortecedores de moto estragados e retirei o olhal das pontas de fixação, estes olhais foram desbastados levemente com lixa 100 e consegui imbutir os rolamentos, abri um encaixe na ponta das pernas onde antigamente ficava o olhal de fixação do parafuso e criei um suporte para ser fixado na ponta da perna, neste suporte soldei o olhal com o rolamento, ficou ótimo, forte e seguro, seguem fotos.

 

DriveTrain - Motores de Locomoção

13/03/2014

A locomoção do R2 é feita por 2 motores que são instalados em seus 2 pés laterais, estes motores acionam rodas que fazem com que ele se mova para frente, trás, esqueda e direita, uma coisa bacana é que se eu quiser posso fazer com ele gire em seu próprio eixo, para isto basta acionar um motor para frente e o outro para trás. O Conjunto do pé que compreende esta parte mecânica é chamado de DriveTrain, composto de uma estrutura rígida, um motor, correia e roda de tração e rodízio para estabilização. O conjunto pode ser comprado nos grupos gringos a preços que variam de 400 à 600 dólares, variando sua construção em estireno, aluminio e aço, eu peguei os planos de construção de estireno e adaptei para fabricar em aço, usei motores de scooter DC 24V 100W, correias e rodas de patinete elétrico e rodízios em gel(roda loca) para estabilização, seguem os detalhes da montagem abaixo:

Ankle e Porta de Serviço

15/02/2014

Hoje eu peguei a máquina de corte esquadrejeira que comprei e cortei as peças para fazer a porta de serviço que ficará nas costas do R2, por ela irei ter acesso aos circuitos eletrônicos instalados, é uma via de acesso fácil para futuras manutenções sem ter que desmontar o dróid por inteiro.

Outro ponto em que me dediquei foi em cortar os Ankles, que são os detalhes dos tornozelos, usei a esquadrejeira e cortei um tubo de 150mm para poder criar as peças, seguem fotos da atualização de hoje.

Início da Montagem da Skin

08/02/2014

Este sábado eu iniciei a montagem do kit de pele do R2, chamado de skin, são peças cortadas à laser que irão formar o revestimento externo do robô. Esta fase não é obrigatória no momento, eu poderia dar continuidade à outras partes no momento, mas por uma questão de satisfação pessoal eu quis passar esta etapa na frente. Isto não irá me afetar no andamento do projeto, pode ser que me atrapalhe um pouco na hora de instalar um dispositivo qualquer no corpo, mas já andei planejando meios de superar possíveis problemas, acreito não ser penalisado por este meu luxo...:)

Eu preciso terminar esta parte o quanto antes, segue:

Montagem do Skirt e do Pé Central - Center Ankle

01/02/2014

Este sábado foi um bom dia de construção, eu finalmente consegui montar a saia do corpo do R2(Skirt) e também finalizei o corte e a montagem do pé central. Este dois itens são necessários para dar continuidade ao projeto, pois o skirt é um acabamento que recobre toda a mecânica da perna central e esta perna é responsável por balancear o peso frontal do robô, ainda não deu tempo de montar a mecânia desta perna, que será um dispositivo de elevação interno, mas está na pauta para os próximos dias de trabalho, não para amanhã, pois amanhã.... é segredo... kkk, seguem fotos dos trabalhos de hoje:

Montagem do Corpo Iniciada

28/01/2014

Comecei a montar o corpo do R2, montei as pernas o corpo e o domo, esta semana irei iniciar o corte e construção da perna central, depois irei fazer as peças de suporte dos motores dos pés, e finalmente irei fazer as skins.

A meta é de colocar o R2 de pé até o carnaval, quem sabe durante o feriado de carnaval inicar os primeiros testes de locomoção, e para isso terei de dar continuidade à construção do dispositivo 2-3-2 para poder fazer com que as pernas reclinem, e isso, é assunto para um outro tópico, em uma outra postagem... :)

Seguem fotos de Hoje:

 

Domo de Estireno - Finalmente!

26/01/2014

Finalmente o Domo do meu R2 está com sua construção bem avançada, eu acabo de receber esta peça que comprei de um amigo, ele comprou em um Run realizado no grupo americano e agora o passou para mim, se trata de um domo em tamanhos originais e oficiais, com externos feitos em uma máquina laser, muito fiel e bonito. Seguem algumas fotos da montagem do mesmo:

Montagem do Eixo 2-3-2

07/12/2013

Este fim de semana foi produtivo, nesta semana que passou recebemos uma ligação da Disney do Brasil, querem nos conhecer e conhecer nosso R2, quem sabe agente não seje contratado para participar das divulgações do novo filme de Starwars.... Sonhar nunca é demais, mas isso é papo para outro dia.

Neste fim de semana eu finalmente montei o sistema 2-3-2 do meu robô, para quem não conhece este sistema é responsável pelo R2 guardar a perna central e reclinar o corpo ficando totalmente reto apoiado apenas nas duas pernas.

O sistema que bolei usa mancais de rolamentos nas estremidades e um eixo com estrias e rosca nas pontas, estas pontas estriadas são acoplamentos das pernas que também receberam cubos de roda que trabalham aqui como Hub e flange para coneção segura e fixa ao eixo central. O tração será feita por corrente e redução motorizada. O Comando de movimentação será feita pelo controle remoto do sistema, próximo passo será instalar os fins de curso e fabricar a placa eletrônica de controle do motor da redução, seguem fotos.

Peças em Resina - By Carlos Gueiros!

Segue para constar, o belo trabalho do Carlos Gueiros, ele reproduz com exelente qualidade as peças em resina do R2, ele é profissional em trabalhos com resina de alta resistência e também é membro do conselho do nosso grupo R2builders Brasil, caso você esteja também construindo um R2D2 oficial você não precisa mais comprar peças nos grupos gringos, temos a loja oficial do Grupo em http://www.r2d2astroparts.com.br

Segue um video de uma amostra de seu trabalho.

Montando o Kit Teecee's

Este fim de semana eu finalmente terminei de arrumar a bagunça da mudança do meu laboratório, e a primeira tarefa que encarei foi a de terminar a montagem do kit de luzes do Domo que o  meu amigo Carlos Gueiros comprou e não tinha obtido sucesso na montagem, o que aconteceu com ele foi que não havia alimentação de 5v na base de Vcc do arduino, e ao contrário de que ele pensava não era problema no regulador de tensão e sim uma trilha rompida entre alimentação e arduíno, encontrei também alguns pontos de solda fria e curto circuito em alguns led´s do sistema, pois bem, seguem abaixo algumas fotos do trabalho realizado.

Estou copiando esta eletrônica, pois irei reproduzir a mesma para outras pessoas que como eu no Brasil estejam em sua construção sem a facilidade de comprar peças lá fora, comprar lá fora é bacana, mas demora pra chegar e corre o risco de estraviar.

Pernas Coladas!!

Finalmente eu colei as partes das pernas, depois da JEDICON neste último sábado 12/10/2013, fiquei pilhado com a exposição do R2 do Carlos que eu de certa forma ajudei a montar, fiquei muito satisfeito com a felicidade dele e voltei a ter muita vontade de terminar o meu.... por este motivo eu paralisei a construção da minha CNC e estou retomando o R2... seguem fotos das pernas coladas....  O que fiz?   .... Muita cola, muita mesmo, parafusos e por último prendi tudo com os sargentos de pressão... sanduba de madeira... kkk

Próximo passo será fazer os detalhes do tornozelo e conectores dos ombros.

Corte das Pernas

26/08/2013

Finalmente consegui iniciar as pernas, na última semana de minhas férias eu tive um tempo, passei em uma gráfica, plotei os desenhos da perna em tamanho real, comprei a madeira conhecida como Caixeta(muito macia e seca, muito boa para trabalhos artesanais), transferi os desenhos para as peças de madeira utilizando o método do xerox por carbono, e depois de todo este trampo fui ao corte... seguem abaixo as foto do processo completo....

Agora faltam iniciar a colagem e dar continuidade às outras peças que compõe a perna.

Mecanismo de Giro Do Domo

24/08/2013 19:44

Hoje eu finalmente iniciei a construção do mecanismo de giro do Domo, à alguns meses atrás eu havia conseguido comprar um rolamento de mesa conhecido como prato giratório, na minha cabeça seria a solução ideal para fazer este mecanismo, a alguns posts atrás eu já havia comentado isso quando comprei o anel giratório.

Nesta manhã eu fui a uma loja de materiais perfilados de madeira, comprei 2 pedaços de madeira compensado e pedi para cortar em formato de disco, um com 450mm e outro com 350mm por 6mm de espessura, com estes dois pedaços eu iria juntar com o rolamento e com a caixa de redução motorizada de motoquinha infantil para criar o mecanismo do Domo, feito e funcional, segue abaixo as fotos e o video do resultado parcial.

Componentes do DATA PORT

23/07/2013 19:54

Hoje chegou os componentes do DATA PORT que comprei do Frank do forúm de construtores de R2 lá dos EUA, ele me enviou a 30 dias e cá estão as pecinhas...

São LEDS quadrados bi-LED que possuem um visual retrô, muito bacana no corpo do R2, veio praticamente todo o kit, com os LED´s, com os capacitores, CI´s de comando e conectores, só me falta agora a PCB para a montagem, que não comprei ainda por falta de peças no fabricando que também participa do forum lá nos EUA.

Abaixo seguem as fotos das peças... dentro de pouco tempo estarão montados na pele do meu R2.


Leia mais: http://lampadinhamg.webnode.com/news/componentes-do-data-port/

Anel Giratório do DOMO

26/06/2013

Hoje chegou o prato giratório que pretendo usar no DOMO do meu R2, terei de adaptar, mas depois de várias análizes cheguei à conclusão de que este seria o melhor modelo para esta função, quando chegar em casa estarei efetuando as medição das dimensões no prórpio corpo, mas pelas medidas já analizadas posso concluir que vai ficar perfeito.

É uma peça de metal e forma de disco que gira sobre outra peça maior, com esferas etálicas entre uma e outra é praticamente um rolamento em forma de disco, com 300mm de diâmetro e 9mm de altura total, suporta 200kg de peso, pode ser girado em qualquer direção com boa suavidade.

Sistema de Pernas em 2-3-2

16/06/2013

O sistema de pernas em configuração 2-3-2 é o modo de operação em que as pernas laterais do R2 se recolhem até o ângulo de 90º e a perna central entra para dentro do corpo, esta posição é adotada para o R2 ficar desligado ou em modo de espera, quando for acionado ele deve retornar com as 3 pernas na configuração inclinada novamente, para fazer este movimento devemos usar acionadores eletro-mecanicos para girar e recolher as penas, passando então entre as configurações 2 pernas - 3 pernas - 2 pernas, por isso a denominação 2-3-2.

Presente de um Grande Amigo

13/06/2013

Motor de dobra, ou acelerador de R2, kkk... Chame como quiser Erick...

Hoje chegou um grande presente enviado por meu amigo Erick Pascoalato, ele me presenteou simplesmente com a armação do corpo do R2, uma das peças que tinha em casa, me mandou como presente, quase dei pala quando abri, realmente vai acelerar minha construção, neste momento posso me concentrar em terminar a CNC para poder fazer as pernas e demais detalhes, a eletrônica está cada dia mais perto de se montar, fique com as fotos abaixo!

 

 

1º Encontro J.E.D.I

20/05/2013 12:00

Neste sábado passado, 18/05/2013, aconteceu um pequeno encontro na casa do Erick em Sampa, o Carlos que também é de lá pôde conhecer pessoalmente a "toca" do grande mestre Erick, faltou a minha presença, morar no interior de MG não me ajuda muito neste aspecto, mas ainda nos chegará a vez de estarmos todos juntos para uma conversa descontraída e troca de experiências e conhecimento na arte de construir um R2D2...

Erick e Carlos são dois amigos que também constroem seu próprio R2, o Erick é o pioneiro e nosso mestre, o Carlos é um visionário louco e bom de serviço que acabou de chegar, chegou agora e já está bem na minha frente.... ele é o cara... :)

Grande abraço amigos, Carlos e Erick, e até um próximo encontro. 

Equipe http://astromechbrazil.net/

 

 

ESC para motor do DOMO

25/04/2013

Chegou esta semana o controlador ESC para o motor do DOMO, se trata de um controlador para motores Brusched( DC com escovas), que é o caso dos motores 12V que devemos usar no projeto para girar  o DOMO, o bacana deste ESC(speed control) é que ele controla por PWM a velocidade e a direção com que o motor irá girar, ou seja, o DOMO terá controle de velocidade e direção de giro.

Este componente é usado em automodelismo, comprei em uma loja de modelismo na internet, ela consegue trabalhar com motores escovados(Brusched) de 12V com carga e consumo de até 100A(creio não ser tudo isso na prática, mas no manual tem esta especificação), além do mais ele foi projetado para ser ligado diretamente ao rádio receptor, isso já me ajuda muito, pois não tenho de comprar outra placa de controle, portanto este ESC irá funcionar como um Driver de motor, similar à Sabertooth que irei usar nos pés, porém, bem mais limitada que ela.

 

Novo Laboratório Quase Pronto

09/04/2013

A construção do meu novo laboratório já está a mil, a previsão é de término neste fim de semana, algumas outras peças do R2 já estão disponíveis, mas por falta de tempo ainda não pude postar aqui.

O forum brasileiro de construtores do R2 já está online, visite.

Forum Brasil de Construtores do R2

07/04/2013 12:05
Hoje demos demos início ao forum Oficial Brasileiro de construtores de R2, à partir de agora todos que quiserem construir sua própria unidade R2 poderão contar com um forum brasileiro, com informação em português e atualizadas para as particularidades de nossa região e cultura, pois muitas coisas são muito comlicadas de se conseguir por aqui, e trataremos muito disso, de compartilhar insformação, itens de substituição de peças que são praticamente iguais e mais faceis de serem encontradas por aqui.

http://astromechbrazil.net

 Chegou a SaberTooth e os Sensores

10/03/2013 19:35
O Driver SaberTooth e o Arduino junto de seus sensores chegaram, na página do R2 está um video que postei com todos os novos itens da lista do projeto....

Driver Sabertooth

05/03/2013 00:46
Hoje, 04/03/2013, comprei a placa driver responsável por controlar os motores de locomoção do R2, esta placa é o modelo Sabertooth 2x12 R/C, ela controla até 2 motores de 12A contínuos e com suporte de até 25A de pico por canal, com controle de frente e reversão, aceita mixagens dos dois canais e trabalha em regime de reversão para girar o robô em seu prórprio eixo, assim como fazem os tamques de guerra.... Leia na a matéria toda na sessão Driver Sabertooth na página de motores do R2D2.

 

Arduino Para o R2D2

22/02/2013 19:50
Hoje comprei minha unidade de processamento Arduino, o Arduino Mega 2560 R3 será o responsável pela automação e inteligência artificial do R2, ele será o cerebro que tomará conta de detalhes de expressão dele, isso mesmo, ele irá reagir a estimulos do mundo real e tomar decisões reais. Leia mais sobre ele na página do projeto do R2, na sessão Domo e Arduino.

 

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

E AQUI COMEÇA A JORNADA...

______________________________________________________________________

Selecione acima ou no menu, a página com os detalhes deste projeto, como forma de manter o mais organizado possível estou criando sub-menus com os temas separados.

<--- Está à esquerda, no menu desta página ou Acima!

Nesta sessão:

Meu R2D2

 

SaberTooth

O Driver dos motores

 

Inteligência !!

Arduino

 

Chegou o Radio!

9 Canais 2.4Ghz!

 

Os Motores já estão na mão!

Motores para os pés

 

Projeto

Desenhos e + Desenhos

 

Bateria e Carga

Nobreak Fornecimento Elétrico

 

DOMO

Cabeça do R2

 

 

 

LED para o DOMO

Matriz LED 8x8

Arduino e Sabertooth

Sabertooth 2x12


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!