Mini Quadriciclo - Reforma e Upgrade

Esta semana (20/12/2012) descobrimos que nosso bebê será um menino, em meio à minha felicidade eu decidi construir alguma coisa para ele brincar no futuro, a algum tempo eu vi em uma loja de oficina mecanica uma mini moto infantil à venda, corri lá e consegui fazer um bom negócio com o vendedor.

Ela é muito bonita, bem forte e possui quadro em aço e carenagens de fibra, é uma verdadeira réplica e possui um motor 2T à gasolina, freios à disco funcionais nas 2 rodas, acelerador e tudo mais, ela anda bem, está funcionando perfeitamente apesar de seu estado de conservação não ser dos melhores em  questão de pintura e oxidação.

Porém, tudo tem um porém, minha esposa não gostou da idéia de dar uma MOTO para nosso filho, devido alguns problemas com moto na família(não tiro a sua razão), portanto vendi a mini moto para um colega e parti em busca de um quadriciclo para a mesma tarefa...

Achei o quadriciclo, um amigo do trabalho possuia um que seu filho não usava mais e vendeu...

Minha proposta era desmontar lixar tudo, pintar, trocar parafusos e borrachas, trocar cabos e fazer a conversão dela para operar com motor elétrico de patinete(já até comprei um patinete elétrico com defeito e irei consertar para aproveitar as peças), pois quero colocar rodinhas e configurar uma velocidade bacana e segura.

 

24/08/2013

Nestas férias eu peguei o quadriciclo, o patinete elétrico, ferramentas, tintas, parafusos e demais parafernalhas e concluí o trabalho, eu praticamente reformei, desmontei tudo, pintei o que foi necessário, lubrifiquei as buchas e rolamentos, tirei folgas, consertei contatos e chaves elétricas, troquei cabos e adaptei a eletronica e mecanica do patinete.

Do patinete eu retirei os freios que são à tambor e adaptei na roda dianteira da esquerda(mesmo lado da tração, para não tender a fazer curva em frenagens), soldei o atuador da pinça no quadro da roda e o tambor na própria roda. O motor é um DC 24V 200W, foi adaptado na roda trazeira esquerda com sua devida polia e correia dentada de tração, o acelerador eletrônico gradual foi adaptado junto de seu guidão à mesinha de direção e a eletrônica de comando foi instalada no interior do veículo, de modo a que agora temos controle de velocidade e freio, conjuguei tudo isso às duas chaves de inversão de polaridade do motor(original do veículo) permitindo mudar o centido de rotação do motor para frente ou ré.

Para finalizar coloquei duas pequenas lanternas vermelhas na parte trazeira montadas com pingos de LED(esmagadinho), toda a elétrica e eletrônica funciona à partir de uma chave estilo ignição de moto que adaptei acima das chaves de inversão de rotação que estão no painel, o circuito de carga é original do patinete e carrega a bateria de 24V com controle de carga(original do patinete).

Pronto, segue abaixo as fotos do projeto e o video de finalização, como o Luiz Otávio só tem 2 meses hoje, a motoquinha(quadriciclo) se encontra devidamente embalada, encaixotada, aguardando o Tavinho completar idade para poder brincar com um brinquedo deste, que agora só ele tem.

Este é o primeiro brinquedo que eu faço para ele, de muitos que virâo, se Deus quiser...

Obrigado.

 

Mini Quadriciclo

Concluído

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!