Router CNC

09/06/2013 11:58

 

Estive pensando uns dias quanto aos custos com corte a Laser que terei de arcar em algumas peças que terei de fazer para o R2, muita coisa posso fazer manualmente, mas existem peças que a qualidade e precisão tem de ser levada à sério.

Ai entra a idéia da Fresa CNC, a algum tempo pensei em fazer esta máquina, e hoje vejo que chegou a hora, pois posso fazer  praticamente todas as peças de madeira do R2 incluindo corte e detalhes em plásticos, acrílicos e resina com esta ferramenta.

Vamos descrever a Máquina:

O QUE É UMA FRESADORA CNC

 

Uma fresadora é uma máquina equipada com fresas ( ferramentas de corte parecidas com brocas de furadeiras) que através do movimento rotativo dessas e de seu deslocamento em um determinado plano é utilizada para cortar, desbastar, entalhar ou perfurar diversos tipos de materiais.

No inicio essas máquinas eram quase que exclusivamente mecânicas e comandadas por um operador que deveria determinar através de volantes e manípulos os movimentos que a fresa iria efetuar.

Com o advento da informática e a criação dos motores de passo (motores elétricos aonde é possível controlar a rotação, o sentido de rotação, a quantidade de giro em graus do eixo do motor, etc.)  e a consequente automatização de diversos equipamentos surgiram as máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado) equipamentos que são dirigidos por um contrôle que se utiliza de numeros em forma de coordenadas ( normalmente nos eixos x, y e z ) e gerenciados por um computador.

A sequência normal de trabalho com esses equipamentos é a geração de um modelo em computador que a seguir é trasformado através de um aplicativo em coordenadas que chamamos de código G e com este é possível através de um programa em computador ligado a fresadora, fazer com que este computador mova a fresa, que está em rotação, através do material que queremos trabalhar, desbastando, cortando, etc., seguindo as coordenadas que o computador lhe enviar.

Atualmente com a disseminação e fabricação em larga escala dos diversos componentes que compõe estes equipamentos, tornou-se muito acessível a sua fabricação.

As fresas mais utilizadas nesses equipamentos são áquelas de corte lateral geralmente com duas entradas:

Ok, Agora já sabemos o que é uma Fresadora CNC

Agora vamos aos passos de construção que terei de adotar:

Terei de investir em:

  1. Placa Eletrônica de controle de motores de Passos
  2. Fonte Elétrica para fornecimento de energia
  3. Motores de passos
  4. Estrutura da mesa(máquina)
  5. Demais ferragens, eixos, rolamentos e fusos sem fim.

Eletrônica e Drivers

Já comecei comprando a Placa de controle dos motores da CNC, adquiri a placa Controladora 3 Eixos Tb6560, que é uma solução muito boa e barata para um CNC caseiro, até mesmo para o nível semi-profissional, pois ela já incorpora drivers baseados no CI TB6560 da Toshiba onde foi projetada para controlar 3 eixos da máquina (X,Y, Z), Possui a comunicação com PC, Pode ser acionada por comando manual e tem controle de acionamento da ferramenta Fresadora por meio de Relés externos.

 

Cnc Placa Controladora 3 Eixos Tb6560 Pronta Entrega

O Conjunto Eletrônico

A eletrônica da máquina se resume na foto abaixo, os motores de passos irei retirar de impressoras matriciais Emilia/Rima XT, que são motores de passos NEMA23 com 10Kg/f a 12Kg/f.

Fonte chaveada de 24v 10A.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!